terça-feira, 15 de junho de 2010

Lista de compras 2

Hoje do quiosque veio Crónica de uma travessia, de Luís Cardoso. (Como seria possível recusar livros a 1€?)
A casa chegaram-me dois livros de actividades: Lego Atlantis: The quest for the lost city e Lego Atlantis: The menace from the deep. Ambos têm a particularidade de trazer uma minifigura Lego do tema Atlantis.

Epitáfio: Al Williamson - 1931-2010

Faleceu Al Williamson, um dos grandes mestres dos Comics.
Conheci o seu trabalho nos idos de oitenta, através da colecção de super-heróis Marvel da Editora Abril brasileira. Mesmo não tendo um estilo tão vistoso como John Byrne, ou John Buscema, uma história desenhada por Williamson era sempre um delírio para os olhos.
O blogue Mundo Fantasma tem um bom resumo da vida e obra do artista.
Nota: Imagem retirada deste blogue.

Um teaser

O primeiro teaser da HBO da adaptação da magnífica série de George Martin.

A Crise...

A crise toca a todos, incluindo editoras, nacionais e estrangeiras. Através do blogue Horas Extraordinárias, ficamos a saber uma das medidas usadas pelas Publicações Europa-América para poupar nos custos. Na imagem que ilustra este post, o cavalheiro que surge com duas crianças é um dos netos de Francisco Lyon de Castro, fundador da editora.
Nota: A imagem original foi cortada por mim. A totalidade da capa a que a imagem pertence pode ser vista no site das Publicações Europa-América.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Elefante Inglês

A Viagem do Elefante, de José Saramago, foi editado em Inglaterra, pela Vintage Books. A estratégia de marketing parece impressionante. Ver mais aqui.

Lista de compras 1

Cada vez que entro numa livraria tenho de revirar a zona de BD. Às vezes encontramos coisas interessantes. Hoje visitei uma Bertrand, nomeadamente a do Fórum Castelo Branco, e o resultado foi o seguinte:














Akira 4 - O Plano dos Anciãos, de Katsuhiro Otomo 














Akira 5 - O Despertar, de Katsuhiro Otomo














Anna na Selva, de Hugo Pratt














O Sono do Monstro, de Enki Bilal

Recomecei a procura dos 19 volumes da obra prima mangá de Katsuhiro Otomo, Akira. Aproveitando a liquidação do material da extinta Meribérica/Liber, por agora vieram estes dois volumes. Imagino que a obra em páginas que deu origem a um dos melhores anime de todos os tempos seja ainda melhor do que o filme. A seu tempo o direi, quando completar a colecção, e prometo desde já uma comparação com o filme.
Enki Bilal é um dos meus autores de BD europeia preferidos, desde o tempo da Feira dos Imortais. Lido ainda pequeno, deveria ter uns 7 ou 8 anos, marcou-me profundamente e terá sido a obra que me fez apaixonar por BD que não os habituais personagens Disney e Maurício de Sousa. Este O Sono do Monstro é o primeiro volume de uma trilogia .
Anna e a Selva é uma estreia para mim. Sim, é verdade, até hoje nunca li nada do mestre (segundo dizem os críticos) Hugo Pratt, imortalizado graças ao seu Corto Maltese. Antes de me aventurar nas aventuras desse personagem, começarei por este álbum.

Abrir o Antro

Nesta era da informação, parece que todos têm alguma coisa a dizer. Pois digamos alguma coisa.
Se um blogue remete actualmente para uma página pessoal onde se debita o que nos vai na alma, este também será pessoal, talvez mais pessoal do que outros.
Tenho a mania das listas. Também sou um leitor compulsivo. Juntemos as duas coisas e obtemos um blogue de alguém que gosta de fazer listas das coisas que lê e que adquire, sejam elas livros per se, BD (que podemos chamar livros, revistas, álbuns, graphic novels, como parece ser hoje apanágio chamar-lhes), ou híbridos que porventura não se enquadrem em nenhuma das categorias.
Digo que sou leitor compulsivo, e é verdade. Parafraseando Miguel Esteves Cardoso, tenho de estar sempre a ler qualquer coisa, nem que seja o rótulo de um frasco no WC.
O que esperar deste web log? Acima de tudo, entradas pessoais, mas mesmo pessoais, como sejam as mais recentes aquisições e leituras. Já comecei e abandonei as tais listas de que tanto gosto vezes sem conta. Perdi-as, recomecei-as, fartei-me delas. Assim sempre tenho um local específico onde encontrar um dado mais antigo. Esperemos também comentários a leituras. Boas ou más, interessantes ou supérfluas. Breves apontamentos ou textos mais extensos. E notícias sobre o mundo das letras. Ocasionais. Muito.
Enfim, avancemos com isto. Vão regressando. Quem sabe, talvez achem interessante um post por outro. Fico satisfeito se pelo menos um leitor por outro resolver voltar.
Até já.