terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os mortos em papel

Agora que falta uma semana para a estreia em Portugal de The Walking Dead, a novíssima série de zombies com episódio piloto realizado por Frank Darabont (Shawshank Redemption, anyone?), surge a informação de que a Devir está a planear o lançamento em português do primeiro volume da série de comics original. Dias Passados será o título luso, e uma boa surpresa seria ver este primeiro volume nas bancas durante a próxima semana...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Revista Bang #8

A revista Bang é uma publicação da editora Saída de Emergência, que desde há alguns anos tem vindo a ser editada, com mais ou menos regularidade, em diversos formatos. Já foi de papel, passou a digital, regressou à existência física e ganha agora uma nova vida, em formato digital e físico, passando a ser distribuída gratuitamente nas lojas Fnac.
A revista apresenta ficção nacional e estrangeira englobada no género fantástico, além de artigos, críticas e outros tópicos que giram sempre em torno da ficção especulativa.
O lançamento oficial do novo número está previsto para dia 2 de Novembro, pelas 19:00 horas, na Fnac Chiado.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tales of Terror #6

Tales of Terror # 6

Tales of Terror foi um comic publicado pela editora norte-americana Eclipse Comics (1978-1993). Típico da sua época (este número específico data de Maio de 1986), apresentava histórias curtas de terror, cada uma escrita e desenhada por autores diferentes.

Este número 6 conta com 4 histórias de qualidade variável, todas elas a cores.

“Change of Scene,” com argumento de Bruce Jones e desenhos de Larry Elmore, conta a história de um actor após os seus anos de glória, que tenta por tudo levar a bom porto o filme que pode fazer regressar a fama.

“Good Neighbors,” com a trama de Eric Dinehart e tudo o resto de Carol Lay, narra o pequeno-almoço de uma família disfuncional (ou não), em que nada fica ao critério da imaginação do leitor.

“The Painting of Kwajin Koji,” com argumento de Chuck Dixon e arte de Nicholas Koenig e Norm Breyfogle, é a pérola deste número. Ambientada no Japão medieval, a trama em nada fica a dever à tradição “Hellraiser” e seus cenobitas que a Epic Comics viria a desenvolver mais tarde. Extremamente gráfica, mesmo que um tanto ou quanto previsível, é de longe a melhor história do número.

“Every Evening Billy Comes Home,” de Timothy Truman (argumento) e Chris Fauver e J. K. Snyder (lápis e arte-final), também é acima da média. É a história da fidelidade de um cão pelo seu jovem dono, que todas as noites chega a casa e…

Uma particularidade deste número é a narrativa, na primeira pessoa, daquilo por que passaram os fundadores da Eclipse Comics durante as terríveis cheias que assolaram o Norte da Califórnia em 1986. Esse acontecimento, que levou à destruição de todo o stock de números anteriores dos comics da editora, seria um dos golpes fatais que acabaria por determinar a falência, em 1995, da Eclipse.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Algo novo no mundo das letras?

Isto é das coisas mais originais e aparentemente interessantes que já vi nos últimos tempos. Important Artifacts and Personal Property from the Collection of Lenore Doolan and Harold Morris, Including Books, Street Fashion and Jewelry, de Leanne Shapton, é apresentado na forma de um catálogo de leilão e narra a história de amor de um casal, com contornos ao que parece trágicos. A estória contada talvez até seja banal, mas aqui o que interessa é a forma. Tenho-o em cima da minha secretária, vou lê-lo e depois prometo que falo da obra com mais pormenor.

Zonas

O projecto Zona existe desde 2009 e tem vindo a dedicar-se, com bastante regularidade, à divulgação do que se vai fazendo no campo da BD e da ilustração em Portugal e não só. O lançamento do novo número, a Zona Negra 2, está previsto para o Festival Amadora BD, no dia 30 de Outubro, pelas 17 horas.
Podem aceder ao comunicado de imprensa oficial se clicarem na imagem.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Booksmile compra Vogais e Companhia

A Booksmile, conhecida pelos seus livros ilustrados, comprou a Vogais e Companhia, criada por Mário Moura, fundador da Pergaminho (a editora que publica Paulo Coelho no nosso país). Aqui fala-se do negócio, num comunicado de Manuel de Freitas, director da Booksmile.

Esmiuçar os Gato Fedorento - opinião

Esmiuçar os Gato Fedorento, de Rui Pedro Brás














 Da contracapa:

«As origens dos Gato Fedorento são, ao longo destas 120 páginas, esmiuçadas até ao mais ínfimo pormenor. Como é que quatro jovens desalinhados e irreverentes atingem este esmagador estatuto em meia-dúzia de anos? Como é que se transformaram em quatro das mais influentes pessoas do país? Razão tem Pedro Santana Lopes quando diz que eles “conseguiram uma proeza nunca antes alcançada em Portugal, com todos os políticos em fila para serem entrevistados”. Perceba agora como é que eles o conseguiram…»

“Rui Pedro Brás é licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica e pós-graduado em Gestão de Empresas Desportivas pela Cruyff University. Jornalista desde 2002, acompanha atentamente os fenómenos desportivos e televisivos em Portugal e no Mundo. A par do jornalismo (que agora desenvolve esporadicamente), é autor e apresentador de Contra-Ataque, na rádio Super FM. Editor desde 2007, já coordenou mais de 40 projectos literários, e como autor este é o seu sexto livro, o quarto de reportagem biográfica. Ainda no registo da biografia coordenou a edição de relatos de vidas tão díspares e sonantes como as de João Paulo II, Bobby Robson, Valentino Rossi, Kelly Slater, Vasco Uva, Quique Flores e Jorge Palma.

Acompanhou de perto a carreira dos Gato Fedorento durante os primeiros quatro anos do grupo, precisamente aqueles que passou ao serviço da revista TV Guia. Nos últimos dois anos manteve-se, contudo, atento ao fenómeno mediático protagonizado por Ricardo, Zé Diogo, Miguel e Tiago. É fã incondicional do trabalho dos quatro humoristas e assume-o sem temer ser acusado de parcialidade no desenvolvimento deste livro.”

Com Texto Homenagem de Nuno Markl e Prefácio de Fernando Alvim.

Opinião:
Este é daqueles livros que não enganam ninguém, nem o querem fazer. De forma muito resumida, acaba por ser um FAQ sobre os Gato Fedorento, a trupe de humoristas nacionais que tanto êxito obteve a partir da sua estreia na SIC Radical.
Aqui podemos encontrar uma breve biografia de cada elemento do grupo, o percurso do quarteto desde a SIC Radical, passando pela SIC generalista e pela RTP, até ao mais recente “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios,” e a reprodução de entrevistas já publicadas na TV Guia feitas a cada um dos elementos.
Não é de todo um livro essencial, mas serve para se ficar a conhecer mais um pouco sobre o grupo. Será talvez redundante para quem já os acompanha desde o início, mas os completistas vão querer adicioná-lo à colecção.

Esmiuçar os Gato Fedorento
Rui Pedro Brás
120pp.
Edição Presselivre, Imprensa Livre SA
2010

Damásio e a Consciência

Novo livro de António Damásio, em estreia mundial. O Livro da Consciência já foi editado em Portugal pela Temas e Debates/Círculo de Leitores, e só será publicado nos Estados Unidos e no resto da Europa lá mais para o final do ano.
No Público podemos ler um interessante artigo que aborda o tema central da nova obra.