quarta-feira, 26 de outubro de 2011

As influências de Tolkien, o influenciador

Todos sabemos que J. R. R. Tolkien foi um dos maiores influenciadores do rumo que a fantasia tomou a partir de dada altura do século XX. Mas que leituras o influenciaram a ele? Aqui temos dez títulos que influenciaram o autor.

A semana nova-iorquina de Saramago


Começa hoje em Nova Iorque uma semana dedicada a José Saramago, que vai incluir a projeção do documentário português candidato aos Óscares "José & Pilar."
Mais informações aqui.

As Aventuras de Tintin e Peter Jackson

Ainda nem o primeiro estreou por cá e já o próximo está confirmado. Peter Jackson poderá realizar o segundo filme da trilogia prevista por si e por Steven Spielberg. Falta apenas saber se será mesmo Jackson a realizar o segundo tomo, já que anda ocupado com uma outra adaptação literária, os dois filmes do Hobbit.
Admito que estou curioso para ver estas Aventuras de Tintin, mesmo sendo em animação com captura de imagem, e mesmo sendo em 3D (brrrrr). A ver vamos.
Artigo original lido aqui.

Finalmente!

É oficial: depois de cinco anos de espera, chega às livrarias o terceiro volume da série Abarat, do mestre do horror e da fantasia Clive Barker.
Com mais de 120 ilustrações pintadas propositadamente pelo autor (que além de escritor e pintor é também argumentista, encenador, realizador e whatnot, um verdadeiro renaissance man dos nossos tempos), esta obra valeria por si só como peça de arte. Tendo em conta o passado do autor e os dois primeiros volumes da saga, espera-se que seja muito mais do que isso.